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BRT versus VLT: Cuiabá no centro do embate por mobilidade urbana com início de obras e novas comissões

Em um movimento que marca um novo capítulo na mobilidade urbana de Cuiabá, o governo de Mato Grosso deu início hoje aos trabalhos para implementação do sistema de BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) na capital. A decisão vem após longos debates sobre as melhores soluções para o transporte público da cidade, e parece indicar uma preferência do governo estadual pelo modelo baseado em ônibus de alta capacidade e velocidade.

O BRT é um sistema de transporte coletivo que oferece uma alternativa eficiente ao tráfego de veículos particulares, prometendo reduzir congestionamentos e melhorar a qualidade do ar. Com faixas exclusivas e estações de embarque e desembarque otimizadas, o BRT tem o potencial de agilizar o deslocamento de milhares de passageiros diariamente.

Enquanto isso, a prefeitura de Cuiabá anunciou a formação de uma comissão especial para discutir a viabilidade do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), um sistema que também foi considerado para a cidade. O VLT, conhecido por sua capacidade de integrar-se ao ambiente urbano com menor impacto visual e sonoro, ainda é defendido por grupos que veem nele uma solução mais moderna e sustentável para o transporte público.

Essa divisão de opiniões entre BRT e VLT tem sido denominada “Guerra dos modais”, refletindo a intensa disputa entre as duas propostas de sistemas de transporte. A escolha entre esses modais é uma decisão complexa que envolve fatores como custo, eficiência, impacto ambiental e integração urbana.

A concretização do projeto do BRT, com o início das obras anunciado pelo governo estadual, sugere uma inclinação para a resolução dessa “guerra” a favor dos ônibus rápidos. No entanto, a criação da comissão pela prefeitura para avaliar o VLT mostra que a discussão ainda não está encerrada e que a busca pela melhor alternativa para o transporte público de Cuiabá continua a ser um assunto de relevante debate público e político.

Fonte: olivre.com.br

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